Acredite se Quiser: Lula é o Presidente Mais Popular Desde a Redemocratização.

|


Eu ainda não consigo acreditar na notícia que acabei de ver na edição desta noite do Jornal
Nacional: Lula é o Presidente com maior índice de aprovação popular desde a redemocratização do país em 1985.
Segundo a pesquisa, com 73% de aprovação popular o Presidente Lula , destronou o ex. Presidente José Sarney, que até então era o presidente que tinha alcançado os maiores índices de popularidade, quando em 1986, alcançou 72% ao lançar o Plano Cruzado com sua política de congelamento de preços; com o intuito de acabar com a inflação
Situando historicamente, o ex. presidente José Sarney, "caiu de pára-quedas" no Palácio do Planalto já que um dia antes da posse o Presidente Tancredo Neves, eleito pelo colégio eleitoral, foi internado no hospital de base de Brasília, com fortes dores no abdômen, como um Presidente tinha que ser empossado no dia 15 de Março, de 1985, coube a José Sarney, vice de Tancredo, tomar posse do cargo, porém o que seria apenas temporário, acabou se tornando definitivo, com o falecimento de Tancredo Neves em 21 de Abril de 1985. Passado o periódo de comoção nacional com a morte de Tancredo Neves (para o povo brasileiro, o símbolo da nova república), coube a José Sarney, combater o monstro deixado pelos governos militares, esse monstro tinha um nome e se chamava inflação. Em 28 de Fevereiro de 1986, o Presidente José Sarney, junto com sua equipe de governo e com o ministro da fazenda, Dílson Funaro; anunciava em uma cadeia nacional de rádio e televisão, uma nova reforma monetária, ela se chamava "Cruzado" e ainda anunciou que todos os preços , à partir daquele dia estavam congelados e convocou cada brasileiro a ser um fiscal dos preços. Logo no dia seguinte, horda de consumidores que ficaram conhecidos como fiscais do Sarney, se revezavam na fiscalização contra a remarcação de preços, juntamente com os fiscais da SUNAB.
Só que o que parecia a salvação em pouco tempo acabou se tornando pesadelo, como não havia reajuste de preços, logo começaram a faltar mercadorias nos supermercados e verdadeiras batalhas eram traçadas por consumidores por um litro de leite ou um quilo de carne, esse era apenas o ínicio do pesadelo, em 23 de Julho de 1986, o governo lançava o famigerado empréstimo compulsório, no qual apenas os veículos comerciais leves estavam isentos. O imposto consistia basicamente que quando você adquirisse um automóvel, ainda tinha que pagar uma taxa adicional de 40%, sobre o valor do bem aos cofres do governo, com a promessa de que futuramente, tal quantia seria restituída. Nunca foi. Pra piorar a situação, com o aumento de comercialização de carnes abatidas clandestinamente, o governo, lançou mão de uma lei para confiscar o "boi gordo" no pasto.
Mas o pior ainda estava pra acontecer o governo aproveitando a vitória esmagadora do PMDB nas urnas na eleição, lançou o plano denominado cruzado II, no qual ocorreu o descongelamento de preços e os preços foram reajustados todos em 100%.
Com essa medida Sarney viu sua popularidade ir do céu ao inferno, depois disso muita coisa aconteceu reformas ministeriais e novos planos foram instituídos, como o Bresser em 16 de Junho de 1987 e o Plano Verão em 15/01/89, este último, duraria até o fim do exercício de mandato do Pres. José Sarney.
Voltamos ao Brasil atual, Lula quando assumiu em 2002 pegou um país economicamente estabilizado e voltou seu governo para políticas públicas de ajuda às camadas menos favorecidas, criou o bolsa família, bolsa escola, etc....Mas o governo Lula também é marcado pelo Valérioduto, Mensalão, Mensalinho,Dólar na cueca é tanta coisa, que se eu for enumerar tudo, não vou conseguir terminar esse texto.
Resumindo, quem gosta do governo Lula são às camadas menos favorecidas da população, que vêem na figura do Presidente Lula, um Deus, ou quase isso. São aquelas pessoas que não tem instrução alguma e possuem um nível de conhecimento muito baixo, para poder avaliar um governo. Minha declaração pode ser confirmada, tomando por base os votos da reeleição, onde quem reelegeu Lula, foram os estados do Nordeste e Centro Oeste, no Sudeste, apenas no Estado de Minas Gerais, o presidente teve boa margem de votação, já nos outros estados do Sudeste e na região Sul, (locais onde estão às pessoas com os maiores níveis de instrução no país), o candidato do PSDB, Geraldo Alckimin teve maioria esmagadora dos votos.
Enfim não dá pra traçar um paralelo entre o governo José Sarney e o governo Lula, já que o governo José Sarney, foi um governo, basicamente marcado por planos econômicos, que oscilavam de acordo com o aumento da inflação, já o governo Lula em quase oito anos de governo podemos dizer que não fez nada relevante, já que o governo do atual Presidente é marcado por verdadeiros escandâlos de corrupção.
A única coisa que podemos dizer é que a popularidade de Sarney, tinha um porquê de sua existência, (a luta contra a inflação) já a de Lula não, já que os que consideram o governo Lula bom ou ótimo não tem instrução intelectual suficiente para avaliá-lo.

0 comentários:

 

©2009 Aconteceu, Virou Manchete. | Template Blue by TNB