Quem é o campeão brasileiro de 1987? Flamengo ou Sport?

|



A polêmica é antiga, mas a resposta é a seguinte: Os dois. O Flamengo é campeão da Copa União e o Sport é campeão do módulo amarelo. Entenda o porquê de toda confusão.
Leia o texto abaixo para conhecer uma das mais debatidas polêmicas da história do futebol brasileiro.

O ano é 1987, o Brasil experimentava um novo plano econômico, denominado plano Bresser, era uma nova tentativa do governo Sarney, após o fracasso do plano cruzado II de conter a inflação galopante sobre preço de mercadorias que o nosso país enfrentava. As remarcações eram constantes e faltavam carne e leite no mercado. Apesar de serem tempos de crise o governo Sarney foi um dos períodos da história brasileira em que a classe média mais prosperou, foi um dos períodos da história onde mais se consumiu no Brasil.
Tanto é verdade que o Chevrolet Monza, sedã médio da General Motors, era eleito pela 2ª vez, o carro do ano pela revista Auto-esporte (publicação da editora três) e pelo terceiro ano consecutivo tinha sido o carro mais vendido do ano de 1986 e habitava o sonho de consumo da classe média brasileira. A versão mais cobiçada a Classic possuía vidros e travas elétricas de série, temporizador de faróis, faróis de neblina, ar-condicionado, bancos de veludo, rodas de liga leve entre outras inovações tecnológicas. Não era só o Chevrolet Monza que era o sonho de consumo da população brasileira na década de 80, outro objeto bastante cobiçado pela classe-média brasileira, era o vídeo cassete, que havia chegado ao Brasil em 1982, porém como toda novidade, só quem era muito abastado possuía condições de adquirir um, aos poucos isso foi mudando e na segunda metade da década de 80, aquele aparelho que permitia assistir filmes e gravar programas de TV, já estava se popularizando entre a classe média brasileira.
Na cultura podemos destacar o Boom! do rock nacional, ou do Brock, apelido definitivo dado pelo jornalista Arthur Dapieve. O grupo mais representativo desse período foi RPM com a Turnê Rádio Pirata Ao Vivo, brilhantemente dirigida pelo cantor Ney Matogrosso, arrastando multidões dignas de uma Beatlemania brasileira, o cantor do grupo Paulo Ricardo, era eleito pelas mulheres o sex-symbol nacional.
É nesse contexto de efervescência cultural e política na sociedade brasileira que vamos contar nossa história.
A Copa Brasil 86 (Campeonato Brasileiro de 1986), teve seu final no dia 25/02/87, no qual o São Paulo após empatar com o Guarani no tempo normal e na prorrogação bateu o bugre campineiro nos pênaltis e se sagrou bicampeão brasileiro de 1986.
O torneio havia terminado, porém uma discussão ficou no ar, haveria ou não o campeonato brasileiro do ano de 1987? A CBF de Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Cheidi já havia afirmado que não, alegando que se encontrava com os cofres vazios.
Então os 13 principais clubes do país (que são também às 13 maiores torcidas), decidiram se juntar e fundar a entidade denominada Clube dos 13 do qual faziam parte Cruzeiro Esporte Clube (Benito Masci), Clube Atlético Mineiro (Nelson Campos), São Paulo Futebol Clube (Carlos Miguel Aidar), Sport Clube Corinthians Paulista (Vicente Matheus), Sociedade Esportiva Palmeiras (Nelson Duque), Santos Futebol Clube (Manuel dos Santos Sá), Clube de Regatas do Flamengo (Márcio Braga), Fluminense Football Clube (Fábio Egypto), Botafogo de Futebol e Regatas (Altemar Dutra de Castilho) , Clube de Regatas Vasco da Gama (Antônio Soares Calçada), Bahia Esporte Clube (Paulo Virgilio Maracajá), Sport Clube Internacional (Gilberto Medeiros) e Grêmio de Football Porto Alegrense (Paulo Odone). Ficou também acertado que a entidade iria ser presidida pelo então presidente do São Paulo e idealizador do “Clube dos 13”, Carlos Miguel Aidar.
Os 13 principais clube do país buscaram aliados para que pudessem realizar o torneio, firmaram um acordo com a multinacional Coca-Cola Company, com o açúcar União ( que acabou dando nome ao torneio), com a Rede Globo (que transmitiria os jogos), com a cia. aérea Varig (o transporte das delegações seria feito do próprio bolso dos clubes, sem ajuda da CBF) e com a Revista Placar (principal publicação de futebol da época) e ainda convidaram mais 3 clubes, para interar os 16 Coritiba, Goiás e Santa Cruz/PE.
A Coca-Cola iria patrocinar quase todos os clubes exceto Flamengo, Corinthians, São Paulo e Internacional (que eram patrocinados respectivamente por Lubrax-Petrobrás, Kalunga, BIC! e APLUB). Isso inclusive gerou a famosa polêmica que o Grêmio recebeu permissão para estampar o patrocínio em preto-e-branco, para não colocar a cor vermelha (do rival Inter) em seu uniforme.
O Objetivo da Copa União era criar um torneio mais enxuto e mais rentável do que os torneios realizados anteriormente pela CBF, que eram inchados e tinham duração de mais de um ano.
A Fórmula de disputa era simples, dois grupos com oito participantes cada. No primeiro turno os times do grupo A, enfrentariam os do grupo B, o vencedor de cada grupo assegurava as vagas para as semifinais. No segundo turno, disputavam a vaga entre si. caso se repetisse o mesmo vencedor do 1º turno, se classificaria o 2º colocado. E não haveria rebaixamento.
Tudo parecia perfeito, até que os clubes que ficaram de fora do clube dos 13, sentindo-se marginalizados por terem ficado de fora do torneio resolveram pressionar a CBF.
A CBF que já não estava gostando nada da realização da Copa União resolveu melar o torneio, criando um torneio denominado módulo amarelo e batizou a Copa União de módulo verde e queria obrigar os times do módulo verde a cruzarem com os do módulo amarelo para se decidir o campeão de 87.
Porém a Copa União já se encontrava na sua 4ª Rodada quando isso foi proposto e na 7ª rodada, o presidente do Clube dos 13, Carlos Miguel Aidar (então presidente do São Paulo), comunicou que por decisão unânime de todos os presidentes dos clubes participantes da Copa União, não iria haver cruzamento com os times do módulo amarelo. Porém no dia seguinte ao anúncio soube através da imprensa que o Eurico Miranda (vice de futebol do Vasco), que tinha ido representar a entidade na reunião da CBF, traiu a instituição assinando o cruzamento de módulos. Porém ao saber disso os integrantes do clube dos 13 se reuniram e combinaram que qualquer fosse o clube campeão e vice do torneio, não iria disputar nenhuma partida contra os times que fossem campeão e vice do módulo amarelo.
A Copa União teve como vencedor do Grupo A no primeiro turno o Atlético/MG e o Internacional venceu o Grupo B.
No 2º Turno, novamente o Grupo A foi vencido pelo Atlético/MG que como já havia garantido vaga para as semifinais se classificou o segundo colocado do grupo o Flamengo. No Grupo B a vaga ficou com o Cruzeiro.
A Copa União estava chegando ao seu final o Flamengo iria enfrentar o até então invicto Atlético/MG e o Internacional receberia o Cruzeiro em Porto Alegre.
Na partida de ida no Maracanã o Flamengo bateu o Atlético/MG por 1 x 0 e tirou a invencibilidade do time mineiro e na outra semifinal o Inter segurou o Cruzeiro em um empate por 0 x 0 no Beira Rio.
Na partida de volta o Atlético precisava apenas empatar para chegar as finais, começou perdendo por 2 x 0, conseguiu empatar e tomou a virada em uma falha da defesa no qual Renato Gaúcho fez um gol que calou o Mineirão. No outro jogo realizado no dia seguinte Cruzeiro e Inter apenas empataram no tempo normal e na prorrogação ainda no 1º tempo o Inter garantiu a vaga com um gol de Amarildo. Ironia do destino os dois melhores times da competição Atlético/MG e Cruzeiro (muitos acreditavam que a final da Copa União 87, seria o clássico mineiro, estava eliminada da competição).
Pronto estavam decididos os dois finalistas Internacional e Flamengo. No Primeiro jogo empate em 1 x 1 no Beira-Rio e no segundo vitória do Flamengo, 1x0 gol de Bebeto.
Para o Brasil inteiro o campeonato brasileiro havia sido decido no dia 13/12/87 e tinha como vencedor o Flamengo, menos para a CBF que insistia no tal cruzamento. Como Flamengo x Internacional haviam dito que não iam participar a CBF os eliminou por W.O. e colocou Sport e Guarani para decidirem o título de 87 e ainda puniu Flamengo e Inter, tirando-lhes a vaga da Libertadores 87.
Vale lembrar que antes disso não houve vencedor do módulo amarelo, já que na partida de ida em Campinas o Guarani venceu o Sport por 2 x 0 e na de volta o Sport bateu o bugre por 3 x 0. Os times foram decidir o título do módulo amarelo nos pênaltis e quando estava em 11 x 11, ambos os clubes (pasmem!), resolveram dividir o título. Ou seja, não houve vice-campeão do módulo amarelo.
A CBF não aceitou tal medida e marcou novas duas partidas para o ano de 88. Na de ida empate em 1 x 1 no Brinco de Ouro da Princesa e na volta o Sport venceu por 1 x 0 gol de Marco Antônio, dentro da Ilha do Retiro. Com isso a CBF deu a vaga da Libertadores que era de fato e de direito de Flamengo e Internacional para Sport e Guarani.
O campeão de fato é o Flamengo, o legal acabou sendo o Sport, devido às manobras políticas de Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedi, a CBF reconhece apenas o título do time pernambucano, quando deveria reconhecer dos dois. Já que na taça dada pela própria CBF ao Flamengo pela conquista da Copa União, há o símbolo da entidade.

Algumas coisas que o tempo esqueceu:


*Em 1986 o Botafogo foi um dos rebaixados do campeonato brasileiro, porém como a CBF havia dito que não iria realizar o torneio o Botafogo entrou no clube dos 13 e pode participar da Copa União. Já que a Copa União foi o legítimo Campeonato Brasileiro de 1987, já que a CBF não realizou Brasileiro em 1987.
* Porém no mesmo ano de 1986 o Sport Clube do Recife foi rebaixado (Quem duvidar eu posto no youtube o vídeo dos gols da rodada do Vanucci dando a notícia do rebaixamento do Sport, no ano de 1986) e também e como o módulo amarelo foi um torneio que a CBF resolveu realizar de forma paralela a Copa União, (não era campeonato brasileiro), para melar a competição do clube dos 13.

*Quando o Clube dos 13 se reuniu para formar a Copa União, pediu as federações dos estados de Goiás,Paraná e Pernambuco, que cada uma indicasse um representante, para entrar como convidado no torneio. O clube do estado de pernambuco, indicado pela federação pernambucana foi o Santa Cruz e não o Sport. Tal fato motivou o Presidente do Sport a proibir à venda do refrigerante Coca-Cola que era o principal patrocinador da Copa União nas dependências da Ilha do Retiro, este fato me foi relatado pelo meu "primo torto" (irmão da minha prima por parte de pai) que é torcedor do Sport e reside em PE.
*Vale lembrar que em 1988 a CBF praticamente obrigou o Clube dos 13 a incorporar os times do módulo amarelo, no torneio novamente denominado de Copa União, daí o porquê de não haver questionamento sobre o título do Bahia.
*O CND, extinto com a promulgação da Constituição Federal de 1988, presidido pelo vascaíno Manoel Tubino e o STJD consideraram o C.R. do Flamengo como legítimo Campeão Brasileiro de 1987.
* O jogo da final do módulo amarelo, entre Sport x Guarani, que não houve um vencedor já que após o empate de 11 x 11 nos pênaltis foi transmitido para todo Brasil, pela TVS, atual SBT com narração de Ivo Morganti, que era o apresentador do telejornal Noticentro. Há uma lenda urbana, que diz que os times pararam de bater os pênaltis e resolveram dividir o título à pedido do apresentador Sìlvio Santos, pois o jogo estava atrasando o ínicio do programa Sílvio Santos. O fato é que o Programa Sílvio Santos, acabou não indo ao ar nesse dia, sendo substituido por um filme.
* A partida final realizada entre Sport x Guarani na ilha do retiro, marcada pela CBF para 1988, foi transmitida apenas pela TV Jornal do Comércio (afiliada do SBT em PE), só os pernambucanos viram o jogo. O resto do Brasil, viu apenas o gol que decidiu o jogo e para a CBF, o torneio pelos noticiários esportivos.

14 comentários:

Hamilton disse...

parabéns por esse post

explica com detalhes o que aconteceu e dá ainda fatos da época para contextualizar.

mesmo assim ainda não sei quem eu devo considerar o campeão de 1987!!

abraço!

Educação em Minas: Piso é Lei. disse...

Só um pequeno erro; no 2° jogo da semi entre Galo x Mengão, o galo não jogava pelo empate, mas sim, precisava de vencer, pois ele entrou na semi com 1 ponto de bonificação, assim, ele poderia perder de mil x zero no Maraca que, vencendo de 1x0 no mineirão, ele seria finalista. Tudo pq ele venceu os 2 turnos, e o regulamento dizia que nesta situação, o 2° colocado do returno (Flamengo, no caso, ficou 1 ponto atrás do galo) estaria na semifinal.
No mais tudo correto. E lembrando que a final do módulo amarelo ao não terminar a decisão de penalidades cometeu uma infração as regras do esporte. Quem o Mengão enfrentaria? Quem o Inter enfrentaria? Não houve um vice e nem mesmo um campeão no módulo amarelo. Este simples fato ja inviabiliza/invalidaria um suposto título do Sport-PE que JAZ no brasileirão 2009, novamente!!! Afinal, o bom filho (SPÓT) a casa torna (segundona)!!!
Saudações rubro-negras (o legítimo)!!!

Leo Kbça disse...

meu amigo, o sort não foi rebaixado em 86..

ele terminou em 28º e a idéia do campeonato seguinte era conter 32 times.

o botafogo terminou em 33º e o coritiba 44º.

Me explique como o guarani , vice campeão perdido nos penaltis e dono de melhor campanha, poderia estar "rebaixado" no outro ano?
A idéia dos campeonato de 16 times foi bastante válida. O problema é que não escolheram os 16 times que terminaram na frente, e por isso teve o que teve.

Terapeuta Corporal disse...

SEU IMBECIL, PARE DE FICAR DIVULGADO NOTÍCIAS FALSA E POSTE A REALIDADE.
De acordo com o regulamento original, seriam classificados para a segunda fase 28 clubes dos grupos A-D (os 6 primeiros colocados de cada grupo, mais 4 independente de grupo) e 4 dos grupos E-H (o vencedor de cada grupo), totalizando 32 clubes.

O BOTAFOGO DO RJ TERMINOU ELIMINADO E NÃO REBAIXADO E FICOU NA EM 9º NO GRUPO B E DEPOIS DE ENCERRADO CAMPEONATO NA CLASSIFICAÇÃO GERAL O BOTAFOGO TERMINOU 32º LUGAR E NÃO REBAIXADO PQ O CAMPEONATO TINHA 48 CLUBES. O BOTAFOGO FOI ELIMINADO E ME LEMBRO MUITO BEM POIS NASCI EM 79 SEU MENTIROSO, ESTA AQUI A PROVA.

EXISTE UM ORDEM JUDICIAL COM GANHO DE CAUSA PARA O SPORT EM DUA INSTANCIA MEU QUERIDO E NÃO CABE MAIS RECURSO SEU MENTIROSO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986

Unknown disse...

É tudo verdade

Unknown disse...

Flamengo é campeão de 87 porque no ano anterior o Sport foi rebaixado e não tinha que disputar título da série A no ano seguinte esse o título de segunda divisão.

Unknown disse...

Flamengo é campeão de 87 porque no ano anterior o Sport foi rebaixado e não tinha que disputar título da série A no ano seguinte e sim o título de segunda divisão.

Unknown disse...

Flamengo é campeão de 87 porque no ano anterior o Sport foi rebaixado e não tinha que disputar título da série A no ano seguinte e sim o título de segunda divisão.

Unknown disse...

Flamengo é campeão de 87 porque no ano anterior o Sport foi rebaixado e não tinha que disputar título da série A no ano seguinte e sim o título de segunda divisão.

Unknown disse...

Flamengo é campeão de 87 porque no ano anterior o Sport foi rebaixado e não tinha que disputar título da série A no ano seguinte e sim o título de segunda divisão.

Unknown disse...

Flamengo é campeão de 87 porque no ano anterior o Sport foi rebaixado e não tinha que disputar título da série A no ano seguinte e sim o título de segunda divisão.

Unknown disse...

Luciano, só tens essa resposta? Argumento consistente que é bom, nada!!! Flapito fujão de 1987!!!

Unknown disse...

Luciano, só tens essa resposta? Argumento consistente que é bom, nada!!! Flapito fujão de 1987!!!

Fernando Barbosa disse...

O futebol brasileiro é uma piada mesmo. Um rebaixado é campeã da primeira divisão no ano seguinte. 7x1 Alemanha.

 

©2009 Aconteceu, Virou Manchete. | Template Blue by TNB